EDUCAFRO Minas
Institucional
            Institucional             Apresentação      
Apresentação

A Rede EDUCAFRO Minas é uma rede de cursinhos Pré-vestibular comunitária que segue as reflexões dos movimentos negros e antirracistas. O objetivo principal é inserir e garantir a permanência das populações negras, indígenas, migrantes, das camadas populares, travestis e trangêneres nas Universidades Públicas (Federais e Estaduais) e, também, nas Instituições de Ensino Superior particulares parceiras, por meio de bolsas de estudo que podem a chegar a 100%.

Em Minas Gerais, os núcleos da EDUCAFRO buscam reunir pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias que lutam por esta causa. Os núcleos são coordenados e animados pela sede Regional em Belo Horizonte, mantida pela Casa de Santo Antônio, entidade Religiosa dos Frades Franciscanos (OFM).

 

Nossos Princípios

Trata-se de uma proposta de inclusão, inserção e permanência com princípios voltados para a autogestão, voluntariado, cultura e cidadania, visando fortalecer o cidadão através do acesso ao ensino superior.
Todos os membros fazem desse pré- vestibular um espaço alternativo para discutir e aprofundar debates questões como: Direitos Humanos, juventudes e periferia, diversidade sexual, gênero, ações afirmativas, questões ambientais, cultura, cidadania, política, movimentos sociais, violência social, dentre outros.

HISTÓRICO

A ideia de se criar um pré-vestibular comunitário surgiu da necessidade latente de acesso ao ensino superior de jovens negros das periferias da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, no ano de 1989. Esta ideia estava articulada às propostas do Movimento Negro, sobretudo, das intuições e ações da Pastoral do Negro. 
Em Minas Gerais a Educafro começou no ano 2000, quando um grupo de frades deu início ao primeiro Núcleo da Rede em Belo Horizonte, no bairro São José. O Núcleo foi chamado Águia e existe ainda hoje, dezoito anos depois.