Presença Ativa
Informações
            Informações             Artigos             Presença Ativa
Notícias > presença ativa
05/07/2019 Presença Ativa
A+ a-

Amig@s da Rede Educafro Minas,
Paz e Bem!

Comemoramos os seis primeiros meses de 2019 na expectativa de continuarmos aprendendo com os processos de resistência e de conquistas sociais do nosso movimento. Queremos nos unir, mais intensamente, enquanto pessoas engajadas numa educa-ação livre e libertadora, para romper as correntes da intolerância, da violência e da estupidez presentes nos contextos atuais de escravização neoliberal no Brasil.

Ao recordar o objetivo principal da família Educafro, enunciado como “inserir e favorecer a permanência das populações negras, indígenas, migrantes, travestis e trangêneres, bem como pessoas das camadas populares nas Instituições de Ensino Superior públicas e particulares com bolsas de estudos”, avaliamos que nosso percurso histórico de mobilizações, encontros e lutas, em âmbito nacional, tem favorecido o alcance exitoso de nossos ideais. No entanto, no momento presente do Brasil, recrudescem os assédios contra a conquista de direitos e a própria vivência democrática. A brutalidade administrativa da situação socioeconômica do país, os fanatismos das ideologias capitalistas e a violência bestial disseminada pelo pós-político atuam como forças que causam retrocessos na via da inclusão social. A vigente conjuntura, com seus múltiplos desafios, exige-nos sabedoria, audácia e ação em concerto, se queremos continuar como alternativa à exclusão. Os pilares que sustentam a nossa rede – o voluntariado, a autogestão, as vivências de negritude, cultura e cidadania – mantêm-nos na dinamicidade de uma educação descolonizadora e emancipatória.

Nesse sentido, de que a Educafro Minas resiste como movimento educador para a inclusão das diferenças e para a liberdade, o boletim Presença Ativa deve circular em nosso ambiente comum e em outros espaços que procuram conhecer sobre nossas filosofias e ações educacionais. Que a leitura dos textos que seguem seja interpretada como uma amostra de que estamos empenhados, coletivamente, na construção de uma sociedade mais consciente e solidária.


Equipe do Núcleo Sede da Rede Educafro Minas

 Download
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Outros Artigos...