Ações da Sede Regional

Ações Sede Regional  

 

A Sede Regional de Minas Gerais é responsável pela assessoria da rede de pré-vestibulares filiados à Educafro Minas, bem como pela articulação desses núcleos em forma de rede. Conheça abaixo as ações desenvolvidas pela Sede:

 

 

 

Acolhidas mensais: apresentações da proposta da Educafro para interessados na abertura de núcleos.

 

 

 

Acompanhamento inicial: quando há um grupo interessado na abertura de um núcleo, são realizadas visitas ao local para discussões iniciais.

 

 

 

Assessoria permanente: ao longo de cada semestre os núcleos são visitados pelos membros da Sede Regional para acompanhar localmente a realidade dos mesmos no que tange aos aspectos pedagógicos, políticos e administrativos.

 

 

 

Encontros regionais: junto aos núcleos, a Sede Regional promove quatro tipos de encontro para discutir, formar e fortalecer a caminhada comum da rede – Assembleia de Núcleos, Encontro de Cultura e Cidadania, Encontro de Educadores e Encontro de Coordenadores.

 

 

 

Semana da Consciência Negra e 13 de maio: Momentos de debate sobre a realidade da população negra no Brasil e sobre a realidade excludente das instituições públicas de ensino superior.

 

 

 

Capacitação dos membros da rede: encontros locais para a formação dos apoiadores do projeto (voluntários, coordenadores e educadores).

 

 

 

Produção de materiais: a sede produz e distribui para os núcleos materiais de divulgação (como cartazes, folders e cartilhas), apostila de Práticas de Cultura e Cidadania, entre outros materiais.

 

 

 

Acervo Afro: acervo de obras dos vestibulares das instituições públicas e obras que abordam a história e cultura afrobrasileiras disponíveis para os membros da Educafro.

 

 

 

Comunicação na rede: intercâmbio de informações entre os núcleos da rede por meio deste site e do boletim Presença Ativa.

 

 

 

Ações Políticas: ações afirmativas que objetivam o acesso ao ensino superior público de pessoas negras e de baixa renda.

 

 

 

Articulação com outros movimentos raciais, sociais e entidades: visando a fortalecer a luta em favor da população negra, a Sede Regional estabelece contato com outros grupos ligados ao movimento negro e grupos de religiões de matriz africana.

 

 

 

Ações jurídicas: ações destinadas à obtenção da isenção de taxa de inscrição para o vestibular quando a mesma é negada pelas instituições públicas de ensino superior.

 

 
Educafro Minas - Centro Franciscano de Defesa de Direitos
Av. Amazonas, 314 - sala 310 - Centro
Belo Horizonte/MG - CEP - 30180-001
Tel: (31) 3271-3038
Província Santa Cruz
Praça São Francisco das Chagas, nº195 - Carlos Prates, Belo Horizonte/MG